segunda-feira, 30 de agosto de 2010

BR Office

O BROffice é a versão em português do OpenOffice (em Inglês). Consiste numa suíte de aplicativos para escritório em código aberto que conta com seis programas:

• Writer – editor de textos;

• Calc – editor de planilhas;

• Impress – para criar apresentações;

• Draw – criação de gráficos e diagramas;

• Base – gerenciamento de Banco de Dados;

• Math – criação de equações matemáticas.

Muito parecido com o seu principal concorrente, o Microsoft Office 2003, conta com corretor ortográfico e dicionário de sinônimos. Além disso apresenta o formato de arquivos .odf que é um formato aberto, mas apresenta também compatibilidade com outros formatos mais comuns de documentos. Além disso, uma das suas grandes vantagens é a possibilidade de exportar arquivos em formato PDF (o Impress também pode exportar em Flash ‘swf’) bastando apenas o clique em um ícone específico.

Alguns problemas: tabelas e textos perdem a formatação quando copiados e colados, além de o programademorar um pouco para ser carregado.

Instalação:

Primeiramente, é preciso baixá-lo através desse link: “http://download.baixatudo.globo.com/parceiros/BrOffice/3.2.0/BrOOo_3.2.0_LinuxIntel_install_pt-BR_deb.tar.gz”.

Em seguida é preciso descompactá-lo pelo terminal, indo em “Aplicativos”, “Acessórios” e em seguida “Terminal”.
Através do comando “tar –zxvf BrOOo_3.2.0_LinuxIntel_install_pt-BR_deb.tar.gz” você descompactará o arquivo. Em seguida, o instale através do comando “ sudo dpkg –i *deb”.

Se houver uma versão anterior em seu computador, remova-o através da linha de comando “sudo apt-get remove openoffice.org-core”.


Após esses passos, vá até a “desktop-integration” que está dentro da pasta “DEBS” e dê dois cliques.

Ao clicar em “Aplicativos” e em seguida “Escritório” aparecerá o BrOffice. Caso contrário, abra o “Synaptic” através de “Sistema” e “Administração”, e desinstala tudo que encontrar de OpenOffice ou BrOffice e faça todo o processo novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário