segunda-feira, 30 de agosto de 2010

UBUNTUalizações!! - Lucid Lynx até 2015

UBUNTU


A versão do Ubuntu 10.04 (codinome Lucid Lynx) traz algumas novidades perceptíveis. Elas podem ser observadas no se visual, que está mais bonito e com novas cores (menos marrom) , boot mais rápido, interface de fácil utilização, além de um bom suporte à hardware e integração online a serviços normalmente oferecidos apenas por softwares proprietários. Essa nova versão do Ubuntu constitui o que chamamos de LTS (Long Term Support, que será suportada com patches de segurança e correção de bugs até abrilde 2013 em desktops e até o mesmo período de 2015 em servidores).


 
Continua com as facilidades de uso das versões anteriores, podendo ser utilizado através do boot pelo Live CD, ou podendo ser instalado lado a lado com o Windows (boot duplo), ou ainda, instalado como SO principal e único.


 
Ocupa aproximademente 2,2 GB de espaço em disco (um pouco menos que a versão anterior). Apesar de algumas mudanças no pacote de softwares pré-instalados, continua trazendo boa parte dos programas necessários ao dia-a-dia de um usuário. Ademais, qualquer software que não esteja já instalado poderá ser adquirido através do Ubuntu Software Center (permite adicionar e remover programas), uma vitrine de softwares grátis.





Apesar de alguma ressalvas, o suporte a hardwares também se apresenta satisfatório. Porém o catálogo de músicas é fraco, além de apresentar um pequeno atraso com relação à sincronização de arquivos com o “disco virtual” (mais um dos serviços online oferecidos).


 
“ Um eventual migrante do Windows para o Ubuntu teria algumas dificuldades de adaptação, sem dúvida, mas mais relacionadas à mudança de velhos hábitos do que por motivos técnicos.
Já um leigo, inexperiente em qualquer um dos sistemas, se adaptaria com a mesma facilidade a ambos. Talvez com um pouco mais de facilidade ao Ubuntu, já que conceitos como a instalação de programas, atualizações de sistema ou gerenciamento de software de segurança (como antivírus) são simplificados, automatizados ou até mesmo eliminados” (PC World)

Nenhum comentário:

Postar um comentário